Aplicativo SIU MOBILE BH disponibiliza nova funcionalidade para usuários de ônibus de Belo Horizonte
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • SIU MOBILE: previsão de chegada dos ônibus no seu celular

    O aplicativo SIU MOBILE BH, que possibilita aos usuários visualizarem as previsões de chegada dos ônibus nos pontos desejados, por meio de consultas em seus próprios smartphones, passa a contar, a partir de agora, com mais uma funcionalidade: “ROTAS”, que oferece, a partir da localização do usuário, a melhor opção de linha de ônibus que leva a seu destino, ampliando informações e consultas e, assim, reduzindo seu tempo de deslocamento.

     

     

    Para colocar à disposição os dados do transporte coletivo, “ROTAS” considera o local de origem e destino do passageiro, tempo de caminhada até o ponto de embarque desejado, espera pela linha de ônibus, viagem e complementação do trajeto feito a pé.

     

     

    Para usar a funcionalidade o usuário precisa: Digitar seu endereço de origem e destino; Selecionar no mapa seu endereço de origem e destino; Utilizar sua localização como endereço de origem e digitar ou selecionar no mapa seu endereço de destino. Assim, o sistema analisa todas as opções possíveis através da rede de transporte público e mostra a melhor escolha para um menor tempo de trajeto.

     


    O aplicativo é gratuito e encontra-se disponível nas lojas virtuais: Google Play (para sistema Android), Apple Store (para sistema iOS) ou Windows Store (sistema Windows Phone). O usuário deverá buscar por “SIU MOBILE BH”, baixar o aplicativo, realizar o cadastrar e seguir as instruções contidas na tela inicial do aplicativo. Acesse também: www.siumobile.com.br

     

     

    O funcionamento do SIU MOBILE BH


     

    O aplicativo, lançado em dezembro de 2015, possibilita que os usuários visualizem as previsões de chegada dos ônibus nos pontos desejados. Diariamente, são feitas, em média, 65 mil consultas.

     

     

    SIU MOBILE BH para deficientes visuais

     

    Para o usuário com deficiência visual que possui o Cartão BHBUS Benefício Inclusão, o acesso à funcionalidade é automático e não precisa realizar cadastramento prévio. Basta acessar o menu “Pessoa com Deficiência?”, localizado na parte superior do aplicativo. Para o usuário com deficiência visual que não possui o Cartão BHBUS Benefício Inclusão, é necessário comparecer ao Posto do BH Resolve e fazer o cadastro.

     


    No BH RESOLVE será solicitada a apresentação de atestado médico que comprove a deficiência visual ou apresentação de documento de gratuidade expedido às pessoas com deficiência visual, emitido por órgãos gerenciadores de transporte, atuantes dentro do território nacional. Caso o deficiente não esteja com um desses documentos, ele poderá fazer uma auto declaração a ser preenchida em impresso fornecido pelo BH RESOLVE.
    Também deverão ser prestadas as seguintes informações do usuário: nome completo, CPF, número de identidade, endereço, telefone e email.

     


    O desenvolvimento da funcionalidade para pessoas com deficiência do aplicativo contou com a participação dos representantes do MUDEVI (Movimento Unificado dos Deficientes Visuais), Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

     

     

    Previsão de chegada

     

     

    Para que sejam calculados os tempos previstos de chegada dos ônibus aos pontos de embarque e desembarque de passageiros, são coletados, em tempo real, dados de localização de todos os ônibus através do GPS, os quais são enviados, via rede de telefonia móvel (GPRS), para um servidor central, responsável pelo processamento e geração das informações. Essas informações, traduzidas em “quantidade de minutos para a passagem do próximo ônibus” podem ser acessadas pelos usuários através de seus smartphones. Os dados referentes às localizações dos próprios usuários também são considerados pelo aplicativo.

     

     

    Já a qualidade das previsões depende do pleno funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos e redes de comunicação. São cerca de nove mil pontos de embarque e desembarque georreferenciados e cerca de três mil ônibus transmitindo sua localização a cada 30 segundos, além de um conjunto de servidores e redes de comunicação responsáveis pela transmissão dos dados. Eventualmente, em função da inoperância de algum elemento (GPS ou GPRS), as previsões apresentadas para um ou outro veículo podem apresentar pequenas variações.

     

     

    SITBUS

     

     

    O aplicativo faz parte do SITBus, que é um sistema integrado de gestão, monitoramento e informação do transporte coletivo que, por meio de ferramentas e equipamentos tecnológicos, tem como objetivo a melhoria da segurança, regularidade, pontualidade e confiabilidade do serviço de transporte coletivo de Belo Horizonte.

     

     


     

     

    LEIA TAMBÉM

     

    SIU MOBILE - PERGUNTAS FREQUENTES

     

     


     

    SIU MOBILE BH

    Android

    iOS
    Windows Phone

     

     

     

     

     

    Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 01/07/16






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750