Estacionamento-Rotativo-no-bairro-Cidade-Nova
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Estacionamento Rotativo no bairro Cidade Nova

    A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, vai implantar o Estacionamento Rotativo em algumas ruas do bairro Cidade Nova, para ampliar o acesso às áreas de comércio, serviços e lazer, facilitando o estacionamento e melhorando a fluidez no trânsito.

     

    O sistema rotativo multiplica a utilização das vagas físicas para estacionamento de veículos. Na Cidade Nova, serão criadas 133 vagas rotativas, que possibilitarão que mais de 710 veículos estacionem diariamente, desde que respeitando o tempo de permanência. Um benefício para você e centenas de outras pessoas que precisam estacionar.

     


    ESTACIONAMENTO ROTATIVO

     

    O Estacionamento Rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

     

    O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 21.439 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 99.355 oportunidades de estacionamento. A folha do Rotativo custa R$ 4,10 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados. Ela pode ser adquirida nos postos de vendas credenciados, como bancas de revistas, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos comerciais.

     

    O Rotativo é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. A proposta do sistema é garantir a rotatividade, ou seja, multiplicar a utilização das vagas físicas para estacionamento de veículos. Trata-se de um instrumento de política urbana adequado à melhoria da circulação na via e à democratização do uso de espaços públicos. Ele permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas de comércio, serviços e lazer, como é o desejo e a necessidade da cidade.

     

    A receita líquida do Estacionamento Rotativo é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação, conforme demonstrativo publicado na capa do talão.

     

    O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha é liberado aos sábados). Aos domingos e feriados não é necessário o uso do talão do rotativo.

     

    Desde abril de 2008 as folhas de rotativo possuem uma área especial com um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar este bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de estacionamento rotativo, não tendo que pagar para estacionar por apenas alguns minutos.

     

     

    CLIQUE E VEJA O FOLHETO

     

    Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 19/04/2017
     






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750