novas-faixas-exclusivas-170314
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Faixas exclusivas para ônibus nas Avenidas Augusto de Lima e Prof. Alfredo Balena

    Nos últimos meses estão acontecendo várias modificações no trânsito do Hipercentro com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana nessa importante área da Capital. No corredor viário formado pelas avenidas Augusto de Lima, Carandaí e Alfredo Balena e pelas ruas Padre Belchior, Curitiba, Goiás, Sergipe e Timbiras, as mudanças realizadas visam também à criação de uma rota especial, com faixas exclusivas, para priorizar a circulação dos ônibus do BRT MOVE da Avenida Paraná até a Área Hospitalar.

     

     

    O objetivo dessa intervenção é priorizar a circulação do transporte coletivo público na Rota Hospitalar, aumentando a fluidez dos ônibus e diminuindo, assim, o tempo de viagem dos passageiros, além de garantir uma melhor mobilidade para o tráfego em geral no Hipercentro de Belo Horizonte.

     

     

    Veja o que muda na Av. Augusto de Lima:

     

     

    - Implantação de faixa exclusiva na Av. Augusto de Lima (faixa da direita), entre Rua Curitiba e Praça Afonso Arinos, em ambos os sentidos. 

     

    - Proibição de estacionamento no trecho entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, em ambos os sentidos, conforme sinalização implantada. Nos demais quarteirões, já é proibido estacionar.

     

    - Com a nova faixa exclusiva, os veículos poderão virar à direita, nos locais determinados pela sinalização, mas o acesso deve ser realizado somente nos trechos pintados com linha tracejada (pintura branca).

     

    - Nas guias rebaixadas para acesso às garagens, o condutor poderá atravessar a linha contínua. Sinalize sua intenção de virar à direita e execute a manobra com segurança.

     

    Lembre-se: alguns trechos que eram regulamentados com estacionamento rotativo, estacionamento de motos, estacionamento para idosos e carga e descarga foram remanejados para quarteirões próximos, garantindo o atendimento aos usuários dessas vagas.

     


    Veja o que muda na Av. Prof. Alfredo Balena:

     

    - Implantação de faixa exclusiva na Av. Prof. Alfredo Balena (faixa central), entre Av. Carandaí e Praça Hugo Werneck, em ambos os sentidos.

     

    - Proibição de estacionamento no trecho entre Av. Carandaí e Praça Hugo
    Werneck, em ambos os sentidos, conforme sinalização implantada.

     

    Lembre-se: os trechos que eram regulamentados com estacionamento rotativo, estacionamento de motos, estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, carga e descarga e pontos de táxi foram remanejados para quarteirões próximos, garantindo o atendimento aos usuários dessas vagas.

     

    Veja o que muda na Rua Padre Belchior:


     
    - Implantação de faixa exclusiva na Av. Prof. Alfredo Balena, entre Avenida Amazonas e Avenida Augusto de Lima, em ambos os sentidos.


     
     Outras vias com trechos com faixa exclusiva: Rua Curitiba, Rua Goiás e Rua dos Timbiras.

     


    ATENÇÃO, MOTORISTAS

     

    Veículos de passeio, caminhões e motos só podem trafegar na faixa exclusiva para ônibus para realizar conversões à direita na Av. Augusto de Lima ou a mudança de faixa na Av. Alfredo Balena. É proibida a entrada na faixa exclusiva nos trechos pintados com uma linha contínua (pintura branca).

     

    Linha Azul - As faixas exclusivas de ônibus da capital estão identificadas com uma faixa contínua azul pintada no solo. A faixa branca, contínua ou tracejada,
    permanece sinalizando a via de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.

     

    Táxis - Os táxis devem seguir as mesmas regras dos veículos de passeio.

     

    Fiscalização eletrônica - Serão implantados detectores de invasão de faixa nas
    duas avenidas para garantir a mobilidade do transporte coletivo.

     

    Se um ônibus sair da faixa exclusiva, ele pode ser multado? Pelo Código de Trânsito Brasileiro não há regulamentação que obrigue os ônibus a circularem apenas nas vias segregadas para esse tipo de veículo, ou seja, os ônibus podem trafegar nas demais faixas, desde que a via em questão não tenha sinalização de proibição.

     

    As faixas exclusivas para ônibus também podem ser utilizadas por veículos fretados? Os ônibus na atividade de fretamento não podem circular nas faixas e pistas exclusivas de ônibus, que são destinadas ao transporte público.

     

    Ao trafegar nas vias dotadas de faixa exclusiva, fique atento à sinalização e siga a orientação dos agentes de trânsito.

     

     

    Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 17/03/2014.

    Atualizado em 05/08/2014.






Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750