praça jose cavallini
BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte
  • Melhorias no trânsito da Praça José Cavallini

    Requalificação urbanística e de trânsito melhoram a fluidez do tráfego e a segurança dos pedestres


    A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) e da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, informa que foi iniciada no dia 18/08, a etapa urbanística das obras de requalificação da Praça José Cavallini. As mudanças têm como objetivo melhorar a fluidez do trânsito local e oferecer melhores condições de segurança para os pedestres e motoristas. Diariamente, 18 mil veículos acessam a praça em horários de pico.

    A praça, que antes era constituída de uma rotatória com o busto do empresário José Cavallini, será convertida em um espaço de convívio social seguindo os moldes da Praça da Savassi. O entorno da praça irá receber um tratamento paisagístico, com arborização especial e jardins,  implantação de postes abaixo das copas das árvores, facilitando a iluminação à noite, além de bancos que vão dar ao lugar um ambiente de acolhimento e lazer. O busto será transferido para uma das esquinas que serão ampliadas, entre as ruas Perdigão Malheiros e Guaicuí.

    Além da remoção da rotatória, as calçadas serão aumentadas  para melhorar a segurança dos pedestres e a ordenação do trânsito, e também receberá tratamento com piso podotátil, com diferentes relevos no solo para pessoas cegas ou de baixa visão. Ainda serão realizados rebaixos de meio-fio para acessibilidade de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. As ilhas de travessia de pedestres da Rua Guaicuí serão redimensionadas e melhoradas. Os semáforos nos cruzamentos ordenarão os movimentos de veículos nas interseções e darão condições de travessia segura.

    As obras começaram na segunda quinzena de julho e a previsão para entrega é de 100 dias. A BHTRANS apresentou e discutiu o projeto com os moradores e comerciantes da região. As melhorias atendem à solicitação da comunidade e vão beneficiar todos que circulam no local. Foram distribuídos panfletos informativos sobre as obras para os moradores, pedestres e motoristas. Faixas de pano orientam os motoristas que trafegam pelo local. Com a retirada da rotatória, as conversões à esquerda estão proibidas e a Avenida Prudente de Morais e o bairro Luxemburgo têm novos acessos.

    Serão implantados:
    •  6 travessias sinalizadas;
    •  10 rebaixos de meio-fio;
    •  18 bancos em concreto;
    •  8 lixeiras;
    •  5 postes;
    •  4 árvores;
    •  78 m² de jardins;
    •  113 m² de piso podotátil

    Praça José Cavallini - Histórico
    Nos anos 60, onde antigamente havia muitas chácaras, próximas a um córrego chamado Guaicuí, foi criado os bairros Vila Paris e Luxemburgo. A criação da avenida Prudente de Morais, na década de 1970, incentivou o crescimento desses bairros. Hoje com vida própria, a Vila Paris começa na Praça José Cavallini que oferece de tudo a seus moradores. O comércio do seu entorno inclui sacolão, farmácia, casa de massas, padaria, bares e lojas diversas. A praça fica entre os bairros São Bento, Luxemburgo e Santa Lúcia. As suas principais vias de acesso são as avenidas Prudente de Morais e a rua Conde de Linhares. Considerada o centro do bairro, por ser ponto de convergência das principais ruas e centro comercial, a praça teve seu nome inspirado no empresário José Cavallini, fundador da Lavanderia Eureka. Ele foi um dos maiores incentivadores da construção da avenida Prudente de Morais e de implantações de melhorias no bairro.


    Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 20/08/2009.






Imagem: Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS
Meu Ônibus

Horário    Itinerário
Faça seu cadastro >>
Pontos de Ônibus

Encontre pontos de parada e linhas digitando o endereço

Brasão PBH

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S/A - BHTRANS
Av. Engenheiro Carlos Goulart, 900 - Buritis - 30455902 - Tel: 156 / De Outras Localidades: (31)3429-8750